O sistema educacional africano

O sistema educacional africano

   O sistema educacional na África varia entre seus países, estando estes dividos em Sul com os mais desenvolvidos e Norte com os menos desenvolvidos. Sedo assim, o Norte do continente sofre mais com a analfabetização do que a África do Sul.
   "Comparado com a maioria dos outros países, a educação na África do Sul recebe uma fatia muito grande do bolo - geralmente em torno de 20% das despesas totais do governo."
   Acima temos imagens de escolas africanas, mais especificamente na Angola, país que alcançou 58,3% de analfabetismo na década de 1990 conseguindo diminuir esse número ao decorrer dos anos. Podemos observar que não há divisão de série por faixa etária, crianças e adultos frequentam o mesmo ambiente educacional, partilhando assim os mesmos conhecimentos.
   Em Moçambique a situação também é crítica considerando que os professores não possuem formação superior, porém este quadro já está sendo invertido através de métodos criados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e de cobranças feitas ao governo, visando a melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem das crianças moçambicanas.
   As taxas de participação na educação são baixas em muitos países africanos, visto que as escolas sofrem com a ausência de fatores básicos e as universidades, com superlotação, dessa maneira os africanos acabam sendo atraídos para o Ocidente em busca de melhores salários e condições.


   Lista de países por taxa de alfabetização, como incluídos no Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 2009. (Dados publicados por Wikipedia)
ATENÇÃO: Estes são os dez últimos países do ranking:
  Observe que entre dez países com maior taxa de analfabetismo do mundo, nove são africanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aspectos Gerais das Culturas Africanas

O IDH da África ajudando a revelar uma condição de exploração